O Festival Coisa Nossa teve sua primeira edição em 2021. Diversidade foi a palavra chave daquele momento quando a nossa maior meta era a consolidação do Coisa Nossa como Comunidade!
Várias atividades como aulas, workshops, vivências, bailes e afins já faziam parte da nossa dinâmica em conjunto, mas faltava um fio condutor, uma construção coletiva efetiva, engajada e aberta a novas presenças. Foi do desejo de consolidar esse coletivo que nasceu o Festival Coisa Nossa 1ª Edição.
Ainda vivíamos, nessa época, os efeitos da pandemia COVID-19 e a realização do evento só foi possível respeitando o distanciamento social e outras normas vigentes. Viabilizada por meio dos recursos do Edital LAB nº 16 da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, entendemos hoje quão importante foi para o momento conectar pessoas de diferentes lugares e regiões do país, desejosas de preencher o buraco que esse distanciamento abriu em todes nós; mas ao mesmo tempo sentimos muita falta do que consideramos principal quando pensamos em Coisa Nossa: lugar de presença e afeto!
Dois anos se passaram e estamos muito felizes de poder anunciar que o Festival Coisa Nossa 2ª Edição vai acontecer nos dias 18 e 19 de novembro de 2023 na cidade de Belo Horizonte/MG do jeitinho que a gente gosta: com presença, afeto, partilhas, shows, conversas e muita dança, é claro!
“Gafieira Mineira” foi o tema escolhido para o festival desse ano e direcionou todos os trabalhos de pesquisa, entrevistas, identidade visual, shows, aulas, enfim, todas as atividades que você vai conhecer logo abaixo. Continue a leitura e conheça o Festival Coisa Nossa 2ª Edição: Gafieira Mineira!
Este festival é patrocinado pela prefeitura de Belo Horizonte, projeto aprovado nº 0076/2022 modalidade Fundo Municipal de Cultura MULTILINGUAGENS da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
Confira nossa primeira ediçãoGafieira Mineira é o tema que norteia todas as ações que compõem a programação da segunda edição do Festival Coisa Nossa 2023. A temática é base e fio condutor de uma cuidadosa pesquisa acerca da historicidade das danças sociais da nossa cidade.
O que é a Gafieira Mineira? Você conhece as histórias das gafieiras mineiras e belo horizontinas e os locais que não existem mais na cidade? Sabe como o samba e diferentes influências e vertentes chegaram em nossa terra?
Sabemos que quando se pronuncia a palavra Gafieira, o imaginário coletivo nos leva à ideia de um jeito
específico de se dançar a dois, popularmente conhecido como Samba de Gafieira. Mas será que essa história
se encerra mesmo nessa definição?
Vem descobrir!
Prepara o café e os ouvidos para os muitos causos de nossas grandes mestras e mestres da gafieira mineira. A "Celebração dos Mestres da Gafieira Mineira: Honrando Tradições e Inovações", uma das novidades desta edição, será um momento riquíssimo de escuta das histórias dessas pessoas que tanto revolucionaram e contribuíram, cultural e socialmente, para a dança nas Minas Gerais.
As entrevistas com esses grandes mestres foram reunidas no mini documentário “Gafieira Mineira: Passado e
Presente!” que terá lançamento online no dia 19 de novembro, abrindo a programação do segundo dia de
festival, além de fazer parte da exposição que acontece durante as atividades presenciais.
Gostou? Então segue a leitura e confere a programação completa!
O Festival Coisa Nossa 2023 2ª Edição: “Gafieira Mineira” acontece nos dias 18 e 19 de Novembro. Serão dois dias inteiros de programação que acontece na Associação Apoema que fica na Rua Arthur de Sá, 380, bairro União na cidade de Belo Horizonte/MG, com programações gratuitas e a preços populares.
Garanta seu ingresso agora!A atividade que abre a segunda edição do Festival Coisa tem por objetivo trazer à tona diálogos acerca de estudos e entrevistas realizados pela equipe de pesquisadores do projeto ao longo de sua trajetória de execução.
São convidadas para este momento as professoras, dançarinas e pesquisadoras em dança Cristiane Pisani, Juliana Freire e Priscilla Patta, que vão abordar, em bate papo online, temas de contextualização, sociabilidade e identidade da gafieira mineira; o tradicional e o novo, a profissionalização da profissão de dança e reflexões sobre o cenário da dança como um todo.
O seminário é interativo, online e contará com recurso de acessibilidade em LIBRAS. O link para a participação será enviado para o email informado no ato da inscrição.
Sequências de aulas inspiradas nos conhecimentos dos grandes mestres da gafieira mineira em diálogo com o cenário atual das danças a dois e em conjunto com profissionais contemporâneos e parceiros da comunidade Coisa Nossa.
Serão 4 aulas por dia de evento propondo a surpreendente mistura do atual com a vanguarda, numa visita a movimentações originárias das nossas gafieiras!
Este será um momento muito especial no qual faremos apresentações de dança unindo todo conhecimento que adquirimos ao longo dos anos de nossas formações ao conhecimento adquirido durante o processo de pesquisa da gafieira mineira com os grandes mestres.
O Coisa Nossa sempre teve como pilar fundamental ser este espaço aberto e receptivo a todes e é por esta razão que essa mostra será aberta à participação do público e para isso você pode escolher umas das formas abaixo:
Baile de dança com apresentação ao vivo da banda “Gafieira Etc e Tal”, do trompetista Juventino Dias + Dj Cassiano e Dj Edgar.
Convidamos o público a uma viagem pelo tempo, onde os antigos mestres da gafieira compartilham memórias profundas e dançarinas modernas tecem novas narrativas.
Entre depoimentos emocionantes e movimentos envolventes, o documentário explora as nuances únicas da Gafieira Mineira, onde tradição e inovação se encontram em uma dança contínua.
Esta é uma celebração autêntica das conexões entre gerações, onde a paixão pela dança transcende o tempo, resgatando a essência da Gafieira Mineira e salvaguardando os agentes responsáveis pelo seu surgimento.
Sequências de aulas inspiradas nos conhecimentos dos grandes mestres da gafieira mineira em diálogo com o cenário atual das danças a dois e em conjunto com profissionais contemporâneos e parceiros da comunidade Coisa Nossa.
Serão 4 aulas por dia de evento propondo a surpreendente mistura do atual com a vanguarda, numa visita a movimentações originárias das nossas gafieiras!
Este será um momento muito especial no qual faremos apresentações de dança unindo todo conhecimento que adquirimos ao longo dos anos de nossas formações ao conhecimento adquirido durante o processo de pesquisa da gafieira mineira com os grandes mestres.
O Coisa Nossa sempre teve como pilar fundamental ser este espaço aberto e receptivo a todes e é por esta razão que essa mostra será aberta à participação do público e para isso você pode escolher umas das formas abaixo:
O baile de encerramento do Festival Coisa Nossa Segunda Edição será um evento de fruição artística e sociabilização referenciados em bailes de gafieira “tradicional” e vai contar com show ao vivo do grupo “SENTA a PUA Gafieira” + Dj Cassiano e Dj Edgar.
Este evento contará com um momento solene de homenagem aos mestres da gafieira que contribuíram com seus conhecimentos e histórias para realização deste projeto.
Priscilla Rangel é dançarina, coreógrafa, professora, diretora de produção, gestora cultural e turismóloga formada pela UFMG. Tem 20 anos de experiência em danças sociais e é a idealizadora e coordenadora geral do Festival Coisa Nossa 2ª Edição. Participa também como integrante do grupo de pesquisa, como coreógrafa e como dançarina do mesmo.
Robertinha Bastos professora, coreógrafa e dançarina de danças de salão, gestora do Estúdio de dança Robertinha Bastos, registrada no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais - SATED. Pesquisadora no grupo de pesquisa, coreógrafa e dançarina da mostra. Produtora e coordenadora pedagógica das oficinas. @robertinhabastos
Camila Paulucci é artista-professora-pesquisadora formada em licenciatura em dança pela UFMG. Especialista em danças de salão e investigadora da movimentação de quadril com perspectivas para dança, empoderamento e feminismo através de seu projeto Pelve em Movimento. Realiza também projetos interdisciplinares com a música como: Vozes do Corpo e Musicalização Aplicada ao Corpo.
Na 2ª Edição do Festival Coisa Nossa é coordenadora e produtora do Seminário Gafieira: Cultura e Patrimônio. Integrante do grupo de pesquisa de movimento, coreógrafa e dançarina. @camilapaulucci_
Daniel Alpoim é produtor e gestor cultural, designer de projetos e realizador audiovisual. Acompanha o projeto Coisa Nossa desde seu surgimento, participando do desenho e também como coordenador técnico da primeira edição. Nesta edição, além do planejamento, está responsável pela coordenação de produção e por parte da pesquisa e dos produtos gerados de natureza audiovisual.
Stephanie Cunha é artista, produtora e gestora cultural, curadora de festivais e pesquisadora de artes visuais, dança e suas intersecções. Graduada em Artes Visuais pela UFMG e Mestranda em Dança pela UFBA. Nesta edição do Festival Coisa Nossa é pesquisadora, escreve para o site e participa do grupo de estudos Gafieira Mineira. @stephanie.cunha1.
Bacharel em Administração e Sistemas de Informação, com MBA em Gestão de Segurança da Informação, Cassiano é diretor, coreógrafo e bailarino da Interpasso Cia de Dança. Atuante na área de dança a mais de 25 anos, Cassiano se destaca na produção de trabalhos artísticos, conhecendo aproximadamente 15 estilos dançantes, DJ em eventos relacionados à Dança de Salão, ele possui registro no SATED e na WDSF, com um compromisso contínuo em promover e celebrar a dança, sendo reconhecido por prêmios e títulos na área. Na 2ª Edição do Festival Coisa Nossa, Cassiano teve participação ativa na pesquisa musical para o resgate da história da Gafieira Mineira, participará da mostra coreográfica e será uma das atrações musicais do evento.
Aprendizado, amor, paixão, constância e intensidade…
É merecidamente a concretização de um sonho lindo, abraçado e desejado por todas as pessoas envolvidas.
É explícita, concreta e gigante a verdade que cada pessoa colocou em tudo que fez para que o “Festival Coisa Nossa 2ª Edição: Gafieira Mineira!” fosse histórico e memorável, e assim chegamos ao fim desta etapa com a certeza de que foi incrível!
Agradecemos imensamente a todas as pessoas que se dedicaram e se superaram na realização de um sonho que se tornou coletivo! Gratidão, família! O coração está inundado de amor e gratidão do tamanho do mundo!
Agradecemos também a todas as pessoas que estiveram presentes nesses dias tão intensos de Festival, seja se fazendo presente no seminário, na mostra, nos bailes, nas oficinas, na exposição ou na exibição do documentário. Sem vocês, isso não se realizaria!!!
Mas ainda não acabou! É possível assistir (ou reassistir) o documentário “A GAFIEIRA MINEIRA: PASSADO PRESENTE”, disponível no Youtube Coisa Nossa. Chega juntinhe da gente e chama a galera para assistir também!
Sendo assim, agradecemos a toda a equipe que fez o “Festival Coisa Nossa 2ª Edição: Gafieira Mineira!” acontecer:
Priscilla Rangel @priscillarangeldance
Daniel Alpoim
Roberta Bastos
Camila Paulucci
Stephanie Cunha
DJ Cassiano @djcassiano
Cajuí Design
Raissa Mendes
Graziê e Gabriel Silva.
Mestre Acácio de Souza; Mestra Fátima Ramos; Mestra Elaine Reis; Mestre Carlos Bibito; Mestre Alaercio; Mestre Emílio da Gafieira; Mestre Valdir Biroska.
Elaine Reis e Atila Parreiras, Jomar Mesquita, Theo Theodoro; Mestre Carlos Bibito; Mestre Acácio de Souza; Mestre Emílio; Mestre Valdir Biroska e Lucimar; Roberta Bastos; Camila Paulucci; Priscilla Rangel;
Priscilla Patta, Juliana Freire, Cristiane Pisani.
Mestre Carlos Bibito; Mestre Emílio da Gafieira; Mestre Valdir Biroska e Lucimar; Mestre Acácio de Souza; Roberta Bastos; Camila Paulucci; Cassiano Rodrigues; Priscilla Rangel; Elbert Vinicius; Moisés Bernardino; Theo Theodoro; Fernanda Cristina; Franklin Negrão; Aline Lussanti; Gabriel Silva; Elaine Reis; Átila Parreiras; Rick Saint’More; Alysson Andrade; Izabela Miranda; Luiza Machado e Cássia Messeder.
Heloísa C. Ferreira; Glênia Horta, Thais Figueiredo, Laila Coelho.
Daniel Alpoim; Camila Biondini e Adrienne Martins (Girassol Filme)
Graziê;
Francielly Aparecida;
Ana lu Soares
Eliete de Amorin
Emanuel Schuchter