A COMUNIDADE que é um festival de alegria e diversidade
Somos uma comunidade que se conecta por meio da dança.
Aqui acolhemos todos os corpos. Acreditamos muito nas diferenças e é ela que nos move cada vez mais!
AQUI TEMOS AULAS, EVENTOS, APRESENTAÇÕES, WORKSHOP E FESTIVAIS.
Se você preza pela alegria e pelo acolhimento, aqui é seu lugar também!
O que a gente deseja é que você acolha seu corpo do jeitinho que ele é e se movimente livremente!
Seja você quem for, fique à vontade para PROPOR movimentos ou se DISPOR a eles.
Sinta-se livre para entrar e tirar os sapatos que o cafezinho já vai sair. Cê aceita?
FESTIVAL
COISA NOSSA
O Festival Coisa Nossa, chega a sua primeira edição online devido à crise sanitária e pandêmica que o mundo enfrenta.
Porém, mesmo entendendo que essa é uma situação única e muito delicada, não podemos deixar de dividir com nosso público e comunidade os momentos de alegria e muita dança que nosso Festival sempre buscou evidenciar! Afinal, sempre foi e é um encontro com muito amor envolvido!
A 1ª edição do Festival Coisa Nossa é viabilizada com os recursos do Edital LAB nº 16 da Lei Aldir Blanc de emergência cultural
COMO O EVENTO ACONTECE?
Para que toda a experiência de nossa comunidade e nosso público seja única e bastante enriquecedora, o Festival Coisa Nossa acontece assim:
Professores de dança realizam um aulão coletivo para abrir o evento. Acreditamos que com essa grande roda cheia de disposição, disponibilidade e sorrisos, vários aprendizados acontecem.
Além de conteúdo técnico sobre as danças sociais, a comunidade aprende sobre trocas gentis e acolhedoras e cada participante terá a oportunidade de experienciar com amor seu próprio corpo, com atenção às vontades, potencialidades e limites que ele possui naturalmente.
Todos os corpos são dançantes!
Um grande pilar dessas aulas é a quebra de paradigmas sobre os conceitos clássicos de CONDUTOR e CONDUZIDA. Por aqui preferimos trabalhar com os termos QUEM PROPÕE e quem SE DISPÕE na dança, independentemente de seu gênero.
Isto porque buscamos dialogar com as abordagens contemporâneas do Forró, do Samba de Gafieira e das demais danças de salão fundamentadas em alternância de condução, condução mútua, também chamada de condução compartilhada.
É isso, deixamos todes à vontade para trocar e subverter papéis no salão e quem sabe até na vida, né não?
Quando a aula acaba vale tudo! No nosso baile, todas as histórias, todas as memórias pertencentes a esses corpos são convidadas a entrar na dança!
COMO SERÁ A EDIÇÃO ONLINE?
Entendemos que ao mesmo tempo em que o encontro online dificulta ou impossibilita muitas ações do projeto, ele também facilita e potencializa outras maneiras de fazer o Festival acontecer.
Em outras palavras, agora a pesquisa e a expressão do próprio corpo serão ainda mais profundas!
Todes que se inscreverem para participar da nossa primeira edição online vão receber um link de acesso para o encontro na plataforma Zoom, na sexta, dia 21/05.
As demais lives acontecerão nos dias 22 e 23/05 (sábado e domingo, respectivamente). As lives serão momentos de acolhimento e explicação dos detalhes do Festival.
Na sequência, serão disponibilizadas gratuitamente 8 videoaulas com professores convidades e também uma sequência de entrevistas com esses professores que serão compartilhadas especialmente com nosso público.
Após a realização das aulas, o público será convidade a criar sua própria expressão artística e realizar o registro em vídeo. O objetivo desses vídeos, porém, não é a reprodução do conteúdo aprendido, mas sim, uma demonstração de como eles reverberam no corpo e na experiência de cada um que se propõe a fazer parte do nosso Festival.
Proporcionar a conexão real entre arte e vida é uma das premissas mais importantes do Coisa Nossa.
Ao final de todos estes processos teremos uma grande mostra audiovisual que pretende unir os registros das aulas e das entrevistas às performances de artistas convidades e a SUA PERFORMANCE toda especial!
Ficaremos felizes demais de receber seu material! Ele fará parte do vídeo final da PRIMEIRA EDIÇÃO ONLINE DO COISA NOSSA!
NOSSAS AULAS SÃO ASSIM!
AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE A PRIMEIRA EDIÇÃO ONLINE DO FESTIVAL DE DANÇA COISA NOSSA?
Entre em contato com a gente que algum dos mobilizadores da nossa comunidade vai te responder!
Você têm duas opções de contatos, no formulário e pelo botão do WhatsApp.
COMUNIDADE
COISA NOSSA
FUNDAÇÃO
2019
PILARES
Diversidade, Acolhimento, Desconstrução de papel de gênero
Local
Belo Horizonte – MG
IDEALIZAÇÕES
Priscilla Rangel
NOSSA HISTÓRIA
A Comunidade Coisa Nossa nasceu do desejo de construir um ambiente acolhedor para todes durante a prática das danças sociais.
Leia mais...
“Danças sociais” é a expressão que escolhemos para falar da dança de salão numa perspectiva não elitista, ou seja, assumindo que elas podem ser dançadas em qualquer espaço, inclusive nos espaços urbanos e periféricos, por qualquer pessoa, independentemente de suas características físicas, individuais e sociais.
Esses encontros que antes da pandemia eram presenciais, agora estão sendo adaptados para o ambiente virtual como forma de permanecer e fortalecer os laços com os membros que já fazem parte da nossa comunidade e para acolher novos membros que possam estar em qualquer parte do mundo!
Inclusive, esse é um dos nossos objetivos mais desafiadores e emocionantes: trabalhar em conjunto com multiplicadores da comunidade, expandindo-a para além das barreiras geográficas.
Além dos encontros semanais da comunidade, também realizamos os encontros anuais que recebem o nome de Circuito Dançante. Já produzimos 5 edições desse encontro que é, na verdade, uma grande festa e conta com shows ao vivo de artistas da cena independente, performances de dança, DJ, comidinhas, bebidas e um super baile pra todo mundo se jogar e dançar como se ninguém estivesse olhando e como se não houvesse amanhã!
QUER FAZER PARTE DA COMUNIDADE COISA NOSSA?
QUER FAZER PARTE
DA COMUNIDADE
COISA NOSSA?
A gente quer muito você por aqui! Mas antes precisamos entender se temos os mesmos valores e ideais. Chega pertinho aqui e vamos descobrir!
TER RESPEITO
Ou seja, entender que “ não é não” o corpo do outro é só do outro, então, não o objetifique. Respeita a diversidade ideológica e religiosa, entender que sim e não são respostas evite levar para o pessoal! Incentive, respeite e escute as verdades das pessoas!
TER EMPATIA
Seja numa conversa ou seja numa dança, perceber o outro dentro do universo dele próprio, acolher as características dele com amor e incentivar seu desenvolvimento por meio das habilidades que ele já possui e que ainda possuirá é fundamental por aqui!
SABER ACOLHER
Tem dia que as coisas não vão lá muito bem, neh, acontece com todo mundo. Nessa hora a gente espera que você seja a pessoa do sorriso largo, do abraço apertado, da escuta atenciosa e da dança acolhedora.
QUERER SER FELIZ
Dançar libera endorfina; abraços quentes liberam ocitocina; uma boa dose de elogios sinceros podem ativar a produção de dopamina; e boas doses de meditação ajudam na produção de serotonina. Ou seja, para fazer parte desta comunidade é preciso querer ser feliz!
BUSCAR NOVAS PERSPECTIVAS
Aqui a palavra chave é Experiência! Valorizamos muito a escolha consciente da postura de pesquisa perante a vida. O que isso quer dizer? Que antes de tirar conclusões precipitadas ou preconceituosas você deve se abrir para conhecer ou experimentar!
QUER DANÇAR?
QUER DANÇAR?
COISA NOSSA
É O LUGAR!
Se inscreva aqui e venha participar do Festival Coisa Nossa! Da sua casa mesmo você faz as aulas, cria sua própria dança, manda o vídeo pra gente e brilha no vídeo final do Festival. Daí você já vai aproveitando pra estreitar o passinho aqui pra perto e quanto mais aconchegante ficar, mais você vai ficando pro jantar!
Veja o nosso >CRONOGRAMA<
CONHEÇA MELHOR A COMUNIDADE COISA NOSSA PELA FALA DE QUEM JÁ É DE CASA!
AGHATA
“Você quer se conectar com apaixonados pela dança que fazem isso de forma inclusiva e autentica?
Leia mais...
A comunidade coisa nossa é o lugar! Foi em um dos eventos que destravei o meu medo de dançar, tenho várias experiências humanas e inesquecíveis que me fizeram conectar melhor com o meu corpo e com outros humanos. A Priscila, idealizadora do Coisa Nossa é uma professora e facilitadora cheia de energia e muito amorosa, ela não apenas muda nossa perspectiva sobre a dança, mas amplia os limites do que é possível. Feliz em fazer parte desse sonho!”
MILENA MORAIS
“Coisa Nossa é casa e aconchego, é união e partilha, é força na simplicidade, é objetivo na mensagem. Diversidade, liberdade, um arco-íris inteiro de possibilidade.”
CAROL SALGADO
“O Coisa Nossa pra mim representa encontro, principalmente encontro com a alegria e a fluidez. Estar em um ambiente acolhedor que te faça sentir parte do todo é incrível. O Coisa Nossa é puro amor.”
ROBERTINHA
“O projeto coisa nossa entrou na minha vida há alguns anos, e que tive o prazer de ministrar aulas…
Leia mais...
com a maravilhosa Priscilla Rangel e me senti super em casa, sensação de acolhimento e muito carinho por todos os lados.
Estou super honrada por ter sido convidada mais uma vez para participar. O clima da gravação foi sensacional e tenho certeza que poderão sentir essa energia através do festival!!!”
Priscilla Rangel,
Nossa idealizadora!
Canceriana, periférica, feminista, professora de danças a dois, dançarine de afetos, bioconstrutora de pontes, casas e gente!
“Porque desejo estar em rede, desenvolver projetos de impacto colocando a serviço minhas como turismóloga, dançarina, professora, e mobilizadora de comunidades. Sou fundadora dos projetos Coisa Nossa e Circuito Dançante. Assino também como co-fundadora do laboratório de Empatia e Movimento, do festival Sansara e do projeto a TAO da Milonga. Atuo ministrando aulas, cursos e produzindo eventos nas principais escolas de dança a dois de Belo Horizonte. Minhas práticas baseiam-se na empatia, na reflexão sobre papéis de gênero na dança de salão, na construção de novas formas de interação.”